Veja como você pode reduzir pela metade sua pegada hoje!
De acordo com um relatório alarmante divulgado recentemente pelo Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC), temos apenas cerca de uma dúzia de anos para limitar o aquecimento global a 1,5 ° C (2,7 ° F) se quisermos evitar um risco significativamente maior de calor extremo, secas, inundações e pobreza afetando centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
Como ressaltado na avaliação, que foi escrita por importantes cientistas do clima, alcançar essa meta “exigirá mudanças rápidas, de longo alcance e sem precedentes em todos os aspectos da sociedade”.
Se não conseguirmos atingir esse objetivo e as temperaturas globais aumentarem até mesmo meio grau Celsius a 2 ° C, os efeitos em nosso planeta deverão ser devastadores. De acordo com as previsões científicas apresentadas no relatório, essa quantidade de aquecimento provavelmente tornaria os dias extremamente quentes mais comuns e mais severos, aumentando assim a incidência de incêndios florestais e mortes relacionadas ao calor. E isso é apenas o começo dos impactos negativos que podem resultar de um aquecimento de 2° C ou mais.
Além disso, insetos e plantas terão quase duas vezes mais chances de perder metade de seu habitat se as temperaturas globais subirem 2° C em comparação com a subida de 1,5° C. Além disso, projeções científicas sugerem que 99% dos corais do mundo serão perdidos no limite superior da faixa de temperatura, ao passo que mais de 10% teriam uma chance de sobrevivência se as temperaturas fossem limitadas à meta mais baixa.
Sem mencionar que um aquecimento de 1,5° C estaria associado a muito mais estresse hídrico, problemas de escassez de alimentos e pobreza relacionada ao clima para centenas de milhões de pessoas a menos, particularmente em países pobres, do que um aquecimento de 2° C.
Claramente, essa diferença de meio grau enganosamente pequena tem o potencial de causar efeitos significativamente piores. E já estamos vendo o quão poderosa a mudança climática pode ser. Com temperaturas globais em torno de 1° C (1,8° F) acima dos níveis pré-industriais atualmente, incêndios florestais, furacões e secas severos já estão devastando as nações ao redor do mundo.
Como o cientista internacionalmente reconhecido Johan Rockström teria dito ao Guardian: “A mudança climática está ocorrendo mais cedo e mais rapidamente do que o esperado. Mesmo no nível atual de aquecimento de 1° C, é doloroso. Este relatório é realmente importante. Tem uma robustez científica que mostra que 1,5° C não é apenas uma concessão política. Há um crescente reconhecimento de que 2° C é perigoso ”.
Então, como podemos garantir que o aquecimento não exceda 1,5° C e nos levar a um território altamente perigoso? De acordo com o relatório, a poluição de carbono precisará ser reduzida em 45% até 2030 para atingir a meta importante.
Embora este objetivo possa parecer assustador e extremamente difícil de alcançar, a verdade é que isso é muito possível se todos nós fizermos algumas mudanças de estilo de vida menores. Por exemplo, deixar carne e leite fora de nossos pratos e adotar uma dieta baseada em vegetais tem o poder de economizar uma enorme quantidade de emissões de carbono e água, além de redirecionar grãos para as pessoas em vez de animais.
Para ser mais específico, se todos parassem de consumir carne, liberariam grãos suficientes para alimentar 1,4 bilhão de pessoas com uma dieta baseada em vegetais, combatendo assim a fome no mundo de uma forma enorme.
Além disso, se os americanos que atualmente comem uma dieta rica em animais mudassem suas dietas para adicionar mais alimentos à base de plantas, a redução de um dia das emissões de gases de efeito estufa seria equivalente a eliminar 661 milhões de milhas de veículos de passageiros. Se você comer plantas por um ano, pode reduzir pela metade sua pegada de carbono na dieta. Além disso, um estudo recente descobriu que, se uma nação de 320 milhões de pessoas (do tamanho dos EUA) mudasse de uma dieta rica em carne para uma dieta baseada em vegetais, poderíamos reduzir as emissões de gases do efeito estufa da agricultura em cerca de 28%. Sem mencionar que, para cada pessoa que escolheu se abastecer com plantas ao invés de animais, mais de 200.000 galões de água seriam economizados a cada ano!
Para saber mais sobre como você pode ajudar a promulgar mudanças positivas e trazer um futuro melhor para todos e para todos os habitantes da Terra, fazendo simples mudanças na dieta.
Fonte da imagem: Pixabay
Fonte: One Green Planet