Nome científico: Solanum melongena.
A berinjela pertencente à família dos pimentões, esse fruto tem origem na Índia e foi disseminado pelo mundo através dos árabes, que são grandes apreciadores e hoje utilizam extensamente em sua culinária.
A berinjela tem polpa macia, flexível e muito suculenta. É extremamente versátil e pode ser feita de todas as formas possíveis: cozida, frita, refogada, assada, empanada. Pode ser uma forma nutritiva de rechear várias iguarias, como cuscuz, crepes, tortas e saladas, ou até mesmo substituindo massa em uma lasanha ou pizza-o que torna a receita muito menos calórica e mais saudável.
As melhores e mais nutritivas berinjelas são as que apresentam uma certa resistência quando apertadas, o que significa que o interior está firme, e de cascas bem brilhantes. Os frutos que já estão opacos e amolecidos estão velhas e já não têm todas suas propriedades nutricionais.
Quando o assunto é nutrição, a berinjela merece destaque. Ela oferece sabor, poucas calorias, água, fibras e muito mais. Proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio são alguns dos compostos encontrados no fruto que é conhecido por suas propriedades que complementam tratamentos medicinais.
Seus nutrientes ajudam a reduzir o colesterol e a pressão sanguínea, combatem atrite, gota, reumatismo, diabetes, inflamações na pele, problemas no fígado, indigestão e prisão de ventre. É considerada um verdadeiro remédio natural!
Além desses benefícios para a saúde, a berinjela também é um poderoso item para trazer melhoras estéticas para o corpo: uma de suas substâncias age como um detergente que quebra moléculas de gordura presentes no sangue, impedindo o organismo de absorvê-las. Suas fibras também contribuem para a dieta, pois mantém a saciedade por mais tempo.