20/07/2018

Estudo de Harvard confirma: proteínas vegetais fazem você viver mais!

Aquela história de dizer que a alimentação vegetariana não tem proteína está mais do que com os dias contados! Isto porque está cada vez mais claro de que proteína não é exclusividade de produtos derivados animais. De fato, o conhecimento de que proteínas estão presentes em uma imensa gama de vegetais está ficando tão batido que até estudos estão sendo feitos para comparar os efeitos na saúde de proteínas vegetais contra proteínas de origem animal.

Um relatório de Harvard, por exemplo, demonstrou que trocar uma pequena quantidade de proteína animal pela vegetal já diminuí o risco de morte súbita em 34%. Pesquisadores da Harvard Medical School e do Masachussetts General Hospital examinaram mais de 130.000 pessoas por 36 anos, monitorando sua dieta, estilo de vida, doenças e mortalidade.

Eles demonstraram que a troca de 15 a 19 gramas (equivalente a uma salsicha) de proteína animal por vegetal, como castanhas e leguminosas, já diminui o risco de morte súbita em 34%. Mais interessante é que a subistituição não se refere apenas a carnes, já que os cientistas descobriram que substituir ovos por proteínas vegetais também têm um efeito similar.

Por fim, aumentar em 10% o consumo de proteínas animais aumenta em 2% a mortalidade e 8% o risco de doenças cardiovasculares. Acessar estudo (inglês) clique aqui.

Proteínas vegetais
Ainda tem dúvidas sobre como obter proteínas vegetais? Lembre-se, nosso corpo não lê proteínas, mas aminoácidos e nós precisamso apenas dos essenciais. Todas as plantas possuem uma quantidade particular de aminoácidos, porém uma boa combinação delas nos fornece todos os aminoácidos essenciais que precisamos.

A mistura mais comum e econômica é o arroz integral com feijão ou outra leguminosa em particular, como a lentilha ou o grão de bico. Apesar disso, batata doce, ora pro nobis, sementes e castanhas, além de cogumelos apresentam também proteínas em sua composição.

Estudo de Harvard confirma: proteínas vegetais fazem você viver mais!

 

Veganismo
Como vimos, a dieta vegetariana, realizada pelo vegano, não é só mais saudável, mas lembre-se também que o veganismo é um estilo de vida mais ético e mais respeitosos para com a vida como um todo, não só por proteger o meio-ambiente, como por ajudar na libertação animal. Torne-se vegan! Não é difícil. A dificuldade está mais em nossas mentes, no que na realidade!

 

Fonte: Veg Cultura